Dedução de IVA na aquisição de Veículos

Actualizado em: Nov 3, 2017  A dedução de IVA na aquisição e na utilização de viaturas está sujeita a determinadas regras. Na hora de aumentar a frota automóvel tenha atenção à lei, e evite complicações fiscais.

Quando o IVA não é dedutível

O IVA incluído nas despesas de aquisição e utilização dos veículos considerados viaturas de turismo não é dedutível*.

Perante o fisco são consideradas viaturas de turismo todos os veículos automóveis que a sua utilização não se destine unicamente:

  • ao transporte de mercadorias
  • a actividade com carácter agrícola, comercial ou industrial

  • quando mistos, tenham menos de 9 lugares, com inclusão do condutor

  • ao transporte de passageiros, e tenham menos de 9 lugares, com inclusão do condutor

Assim são consideradas viaturas de turismo as que sejam classificadas no documento único automóvel como viaturas de passageiros, ou os mistos que tenham menos de 9 lugares incluindo o condutor.

Quando o IVA é dedutível

O IVA incluído nas despesas de aquisição, fabrico, importação, locação, utilização, reparação e transformação dos seguintes veículos é dedutível

  • viaturas de transporte de mercadorias

  • viaturas pesadas

  • viaturas ligeiras com mais de 9 lugares

  • viaturas ligeiras de passageiros quando se trate de um bem cuja venda ou exploração constitua objecto da actividade do sujeito passivo de imposto como é o caso dos táxis, dos rent-a-car, e das escolas de condução

  • viaturas de turismo eléctricas e híbridas plug-in

O IVA incluído nas despesas de combustíveis, gasóleo, GPL, gás natural e biocombustíveis, é dedutível apenas em 50% quando relacionadas com viaturas ligeiras.

O orçamento de estado para o ano de 2015, trouxe novidades em relação ao benefício fiscal para carros eléctricos, que permite a dedução da totalidade de IVA incluído na aquisição e despesas relacionadas com veículos eléctricos, inclusive em veículos ligeiros de passageiros.

Importação de veículos e tratamento de IVA

Dispomos de um trabalho sobre Importação de veículos e tratamento de IVA, que aborda todas as situações possíveis na importação de veículos e o tratamento fiscal correcto para cada situação, pode solicitar a sua aquisição preenchendo o seguinte formulário. 

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Breve exposição da dúvida em concreto

Talvez também goste de...

165 Respostas

  1. Tânia diz:

    Boa tarde, tenho actividade aberta com regime de isenção do iva, tenciono comprar um carro.. tenho alguma vantagem na aquisição do mesmo? Obrigada

  2. Rodolfo diz:

    Boa tarde, tenho uma 2ª actividade que passo recibos verdes. Estou a pensar comprar um carro novo de 2 lugares para poder abater o IVA e despesas com gasóleo, oficina etc. É vantajoso fazer esta compra, abato a totalidade do IVA? O que posso colocar de despesas relativamente ao gasóleo, a totalidade do IVA?

  3. Bom dia. Utilizo o carro do meu pai, de 2 lugares, para ir para o trabalho. Trabalho a recibos verdes. Para poder deduzir o Iva do gasóleo, o carro tem de estar em meu nome? Obrigada.

  4. Nuno Ferreira diz:

    Bom dia, Pretendo adquirir uma viatura Passageiros 9 Lugares para a empresa (hotel) para o transporte de Clientes. Poderei deduzir o IVA? Obrigado

  5. Jorge Costa diz:

    Boa tarde gostaria de saber se alguém me pode esclarecer uma dúvida, vou comprar uma viatura comercial a uma empresa que não é do comércio automóvel e tem 14 anos, posso deduzir o IVA da mesma?

  6. Susana Gabriel diz:

    Boa tarde, sou trabalhadora a recibos verdes, e pretendo adquirir um comercial de 2 lugares que vai ficar afecto à minha actividade profissional. Tenho visto veículos em 2ª mão a dizer que tem IVA dedutível. Pode explicar-me como o posso fazer? Muito Obrigado

  7. Ferreira diz:

    Quem trabalha a recibos verdes no regime simplificado(sem contabilidade organizada) mas paga IVA pode comprar um automóvel elétrico de 36 000 euros e deduzir o IVA? Como fazer o pedido da dedução na AT?
    Obrigado

  8. Alice diz:

    Bom dia.
    Numa empresa com o CAE 41200 e com uma frota diversificada, será que me pode esclarecer relativamente ao Iva da aquisição, portagens e reparações. Obrigada

  9. Rodrigues Ferreira diz:

    Boa tarde. O direito à dedução do IVA da aquisição de um veículo ligeiro de passageiros híbrido plug-in , até 50.000€, mantém-se para a empresa mesmo que a aquisição seja realizada por locação financeira?

  10. Mirol diz:

    Boa tarde.
    É dedutivel o IVA na compra de uma viatura empresarial lligeira de passageiros movida a GPL ?

  11. boa tarde
    Adquiri a um stand uma viatura comercial, usada.
    A viatura estava anunciada como tendo IVA dedutivel.
    A fatura emitida não discrimina IVA e assim, não posso deduzi-lo.
    A fatura diz tratar-se de bem em segunda mão.
    Está a fatura bem emitida?
    Tenho direito a deduzir IVA?
    Obrigado
    J Lopes

  12. António diz:

    Boa tarde,

    Um carro comercial cujo IVA já tenha sido deduzido uma vez pode, numa nova venda, e perante emissão de fatura, ser novamente deduzido?

  13. Sérgio Santos diz:

    Boa tarde!
    Uma empresa que tenha como atividade o Transporte Rodoviário de Mercadorias (CAE 49410) e que queira adquirir uma viatura mista (5 lugares + carga) para o transporte, neste caso, dos motoristas, pode deduzir o IVA desta viatura?

Tire as suas dúvidas e partilhe nas redes sociais.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE