Vantagens de usar ERP na gestão de empresas

Última actualização em 5 Janeiro, 2024 by Carlos Pais

O que é um sistema ERP e para que serve? 

Imagine uma empresa que têm um software para a gestão comercial, outro software para a gestão de stocks, e ainda outro para gestão financeira e a contabilidade, é aqui que surge o ERP, que é o software que agrega na mesma plataforma as diversas áreas de gestão, a comercial, financeira, gestão de stocks, contabilidade, pessoal, imobilizado, marketing, etc ERP é isto mesmo, uma plataforma única que integra todas as áreas da organização. 

ERP quer dizer Enterprise Resource Planning que é a mesma coisa em português Sistema Integrado de Gestão (SIG).

As vantagens dos ERPs são:

Integração de dados

em módulos diferentes, exemplo: na emissão de uma factura, o sistema ERP vai permitir integrar a informação da venda na conta corrente do cliente, na gestão de stocks, no plano de tesouraria, e nos registos contabilísticos..

Automatiza processos

e diminui  tempos de trabalho. Voltando ao exemplo anterior: emissão de venda, com a integração de dados automática temos informação actualizada na gestão financeira e na contabilidade, eliminamos a repetição de processos de inserção de dados e libertamos as pessoas para outras tarefas.

Armazenamento central 

de informação na mesma plataforma, permite consultas rápidas, permite detectar falhas ou erros nos processos, reduz tempos de execução, aumenta a quantidade e qualidade de  informação disponível para a tomada de decisões.

Alguns aspectos a ter em conta antes de avançar para a implementação de um sistema ERP.

A implementação de um sistema ERP numa empresa não vai resolver problemas de falta de organização existentes, por vezes existe esse pensamento errado que um ERP vem resolver esse tipo de problema, mas não é totalmente verdade.

Relação Custo/Beneficio 

Outro aspecto que deve ser tido em consideração é a analise da relação custo/beneficio. No mercado existe uma grande variação de preços dos ERP, encontra-se preços entre 600/1000€ como também de 6.000/100.000€, esta discrepância de valores existe essencialmente devido à complexidade dos sectores de actividade, da marca do software, e grau de dificuldade na implementação do sistema em sectores específicos.

Levantamento das necessidades

Antes de avançar para este tipo de investimento, o gestor deverá também ter em consideração quais são as necessidades efectivas da empresa, além de preparar a equipa para a mudança e fornecer a formação necessária afim de usufruir ao máximo das vantagens que um sistema ERP dá a uma organização.

Como vimos um sistema ERP traz vantagens para uma organização, contudo deverão ser considerados alguns factores antes de avançar para o investimento.

Qual o melhor ERP no mercado?

Há várias soluções no mercado, mas a tomada de decisão deverá ter sempre em conta o que mais se enquadra na atividade da empresa. Por exemplo um bastante versátil e a preço competitivo é o ERP da Centralgest.

Receba novos Artigos no seu email

Colocar email

 

Se gostou, partilhe nas redes sociais!

2 Responses

  1. Atanieli diz:

    Como posso aplicar o ERP em uma lojinha de artesanato?

    • Boa noite. Existem inúmeros softwares ERP no mercado que garantem uma boa gestão de uma loja, agora o que terá de ter em atenção é o custo/beneficio do investimento que vai ter ao adquirir um ERP. A entidade que lhe vende o ERP dará a formação necessária a uma boa implementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »