Gestão Analítica como técnica de gestão

A gestão analítica como técnica de gestão de empresas, serve essencialmente para uma análise periódica de resultados independentemente da estratégia empresarial. A gestão analítica reside no apuramento de Lucro ou prejuízo por ramos de actividade, por produtos, serviços, por clientes, por zonas, entre outros elementos variando de empresa para empresa. Esta segmentação permite informação fidedigna aos gestores para a tomada de decisões.

Objectivos da Gestão Analítica

Um dos principais objectivos da gestão analítica é medir e analisar  os gastos e as receitas incorridos nos processos das empresas.

Explicar os resultados obtidos, através dos gastos, receitas e margens por segmentação.

Fazer projecções futuras com base em acontecimentos passados, quantificação e justificação de desvios.

Como segmentar

A segmentação pode ser efectuada pela afectação dos recursos consumidos aos centros de custos, e também pode ser pela análise do valor gerado por segmentos externos, como por exemplo: quanto rende cada cliente, ou zona de vendas, projecto, produtos, famílias de produtos entre outros dependendo de empresa para empresa.

Caso prático:

Empresa comercial, em que a actividade é compra e venda de bens de consumo, tem 5 vendedores a nível nacional que actuam em 5 zonas distintas.

Neste tipo de empresa pode-se implementar:

- o sistema de Gestão Analítica com a afectação de recursos por segmento (5 vendedores, 5 segmentos, 5 zonas, ou 5 mercados)

- o sistema de Gestão Analítica com analise ao valor gerado por cliente, por produtos vendidos, por zonas.

Os dois critérios são válidos para a explicação de resultados e tomada de decisões, sendo até complementares para uma analise global da empresa.

Neste tipo de segmentação admite-se que os segmentos consumem recursos, geram valor e proporcionam margens.

Como implementar

A realidade é que muitas empresas não usam qualquer sistema de Gestão Analítica. Este é um trabalho que deve ser implementado por um técnico especialista.

Numa primeira fase deverá ser realizado um levantamento do tipo de organização existente, como está estruturada e como funciona. Numa fase posterior identificar o tipo de segmentação que vai ser trabalhado, definir periodicidade de análise e explicação de resultados com vista a tomada de decisões.

Considera importante implementar um sistema de gestão analítica na sua empresa? Exponha o seu interesse de forma gratuita através do formulário de contacto.

Se gostou do artigo, partilhe nas redes sociais utilizando os botões que vai encontrar mais abaixo e subscreva de forma grátis novos artigos. Em caso  de dúvidas coloque a sua questão nos comentários abaixo.

Encontra mais artigos sobre GESTÃO, NEGÓCIOS e CRIAÇÃO DE EMPRESAS no site.

Tire as suas dúvidas e partilhe nas redes sociais.