Gestão Analítica para Empresas

A gestão analítica como técnica de gestão de empresas, serve essencialmente para uma análise periódica aos resultados ocorridos em determinado período de actividade.

Permite o apuramento de Lucro ou prejuízo em qualquer momento detalhadamente por ramo de actividade, por produtos, serviços, por clientes, por zonas, entre outras segmentações possíveis e especificas de cada empresa. Dá a informação essencial e pormenorizada para a tomada de decisões.

Objectivos da Gestão Analítica

  • Um dos principais objectivos da gestão analítica é medir e analisar  os gastos e as receitas incorridos nos processos das empresas.
  • Explicar os resultados obtidos, gastos, receitas e margens por segmentação.
  • Fazer projecções futuras com base em acontecimentos passados, quantificação e justificação de desvios.

Como segmentar

A segmentação pode ser efectuada pela afectação dos recursos consumidos aos centros de custos, e também pode ser pela análise do valor gerado por segmentos externos, como por exemplo: quanto rende cada cliente, ou zona de vendas, projecto, produtos, famílias de produtos, entre outros dependendo de empresa para empresa.

Caso prático:

Empresa comercial, em que a actividade é compra e venda de bens de consumo, tem 5 vendedores a nível nacional que actuam em 5 zonas distintas.

Neste tipo de empresa pode-se implementar:

  • o sistema de Gestão Analítica com a afectação de recursos por segmento (5 vendedores, 5 segmentos, 5 zonas, ou 5 mercados)
  • o sistema de Gestão Analítica com análise ao valor gerado por cliente, por produtos vendidos, por zonas.

Os dois critérios são válidos para a explicação de resultados e tomada de decisões, sendo até complementares para uma analise global da empresa.

Neste tipo de segmentação admite-se que os segmentos consumem recursos, geram valor e proporcionam margens.

Como implementar

A realidade é que muitas empresas não usam qualquer sistema de Gestão Analítica, e este trabalho deve ser implementado por um técnico especialista/externo, que possa fazer a análise de fora de forma a excluir vícios de gestão..

Numa primeira fase deverá ser realizado um levantamento do tipo de organização existente, como está estruturada e como funciona. Numa fase posterior identificar o tipo de segmentação que vai ser trabalhado, definir periodicidade de análise e explicação de resultados com vista a tomada de decisões.

Porque deve começar já hoje a preparar o seu sistema de gestão analítico?

Primeiro, para deixar de perder dinheiro sem saber onde, como e porquê.

Segundo, o simples é o mais eficaz! O que se verifica é que nas empresas, assim como na maioria das organizações, existe uma tendência para complicar o que é fácil, então verifica-se recorrentemente grandes investimentos em aplicações informáticas caríssimas, que fornecem mais de mil informações e dados, mas que são incapazes de fornecer informação sobre: onde o empresário perde dinheiro, como e porquê….

Isto acontece porque são aplicações standard, ou seja, sem informação detalhada das actividades da empresa/investidora.

Nós temos a aplicação em excel, que vai ser preparada à medida da sua empresa, que lhe fornece informação sobre os resultados das actividades da empresa.

Solicitar orçamento

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Breve descrição da empresa, actividade principal, volume de facturação, nº de funcionários,

Se gostou do artigo, partilhe nas redes sociais utilizando os botões que vai encontrar mais abaixo e subscreva de forma grátis novos artigos. Em caso  de dúvidas coloque a sua questão nos comentários abaixo.

Encontra mais artigos sobre GESTÃO, NEGÓCIOS e CRIAÇÃO DE EMPRESAS no site.

Colocar email

Talvez também goste de...

Tire as suas dúvidas e partilhe nas redes sociais.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE