Franchising, o que é este modelo de negócio?

Um negócio em sistema de Franchising pode ser uma oportunidade para quem quer investir e tem pouca experiência num sector de actividade. O empreendedor antes de avançar para o novo projecto deverá perceber como funciona o modelo de negócio em Franchising, e ver esclarecidas todas as dúvidas.

O que é Franchising?

Franchising ou Franquia, é o modelo de negócio em que o proprietário de uma marca (Franchisador) cede o direito de exploração do seu modelo de negócio/marca ao Franchisado em contrapartida da obrigação de pagamento de um valor ou percentagem de vendas, os royalties. O proprietário do negócio/marca e o Franchisado mantêm sempre personalidades jurídicas independentes, apenas tem uma relação comercial.

Legislação

Não existe base legislativa, nem regulamento especifico para este modelo de negócio. No entanto as condições acordadas (obrigações, responsabilidades e outras cláusulas da relação comercial) entre as partes envolvidas no negócio, deverão constar em contrato escrito e assinado.

Vantagens do Franchising

A principal vantagem para o Franchisado é o facto de começar um negócio já com a marca implementada no mercado e com sucesso, que lhe permite recuperar o investimento mais rápido.

O Franchisado não necessita de ter conhecimento do negócio em concreto, porque vai obter formação inicial e contínua do Franchisador.

O Franchisado obtém assistência comercial e/ou técnica de forma contínua.

O Franchisado tem acesso a preços de compras mais competitivos, pois o Franchisador negoceia valores para fornecer todas as lojas que têm, beneficiando de economias de escala.

O Franchisado tem apoio do Franchisador na gestão, recrutamento e escolha de localização do espaço.

O Franchisado beneficia de promoções e marketing realizadas por conta do Franchisador.

Desvantagens do Franchising

Existe um vínculo contratual que tem de ser cumprido, os contratos de Franchising podem ser de 1 ano, 3 anos, 5 anos, 10 ou até 20, podendo ser renovados por períodos iguais.

A autonomia do Franchisado é um pouco limitada, pelo o facto de obedecer a regras impostas pelo Franchisador, por exemplo uniformização de preços dos  produtos ou serviços.

Actividades Franchisadas

Qualquer negócio pode ser um Franchising. Actualmente encontramos marcas Franchisadas no sector das roupas, alimentação e restauração, agências de viagens, imobiliárias, financeiras, entre outros.

Colocar email

Partilhe informação útil!

Talvez também goste de...

Tire as suas dúvidas e partilhe nas redes sociais.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE