Como resolver o problema da não organização nas empresas?

Actualizado Out 13, 2017 Ponto 1: A organização é chave de Sucesso. Saiba como resolver o problema da não organização nas pequenas e médias empresas.

Nas pequenas e médias empresas a gestão é maioritariamente feita de rotinas diárias, repetições de processos, tendência para facilitar e minimizar a importância das tarefas, e o erro de fazer certas coisas em vez das coisas certas.

Como eliminar a má organização?

1 – Organigrama

A existência de  um Organigrama é imprescindível para qualquer empresa, por mais pequena que seja. O organigrama é mais que uma escala hierárquica.

O organigrama vai ajudar a definir e a entender como está estruturada a empresa e/ou organização, quais as funções de cada colaborador e suas responsabilidades, o inicio e o fim destas. As empresas precisão de ter um documento de regras e procedimentos internos, com explicações exactas sobre funções, responsabilidades, e tempos de execução.

2 – Gestão de tempo

Dentro das organizações deverá existir a correcta gestão do tempo dos colaboradores de todos os sectores. A implementação de chek-list de tarefas diárias por colaborador, é uma óptima ferramenta para gerir o tempo de execução.

3- Aplicações de Informática

As aplicações informáticas são óptimos recursos de organização quando utilizados da forma correcta! Evite o erro de investir em aplicações sem antes efectuarem um estudo prévio de todas os benefícios que aplicação pode trazer para a organização, antes de tudo peça tempo ou utilize uma versão demo da aplicação informática.

Questões como: Quais são as reais necessidades da empresa, o que é que realmente a empresa precisa?

    • é apenas software de facturação? ou
    • também software de gestão de contas correntes? e
    • gestão de stocks? gestão de tesouraria?
    • Quais são as aplicações existentes no mercado que satisfazem as necessidades da empresa?
    • Qual o valor de investimento?

Sem resposta a estas questões é arriscado avançar para investimentos, evite o erro de adquirir um programa que faz mil e uma coisas, mas ninguém utiliza.

Outro factor importante no momento de investimentos em meios informáticos é a formação das pessoas, é fundamental os futuros utilizadores obterem formação especifica sobre a nova ferramenta de trabalho.

4 – Plano de Acção

O Plano de acção para a concretização de objectivos - O que se vê principalmente nas micro empresas, é o pequeno empresário/gerente ser o motor principal para a existência da empresa, mas comete um erro crasso que é: Tem toda a estratégia na sua cabeça.

A estratégia da empresa deve ser do conhecimento geral, pelo menos dos internos, dos colaboradores, só assim é possível toda a equipe trabalhar no objectivo comum.

Toda a equipa deve ser conhecedora da estratégia e do plano de acção que serve de base à concretização dos diversos objectivos da empresa.

A motivação dos colaboradores deve fazer parte de qualquer estratégia empresarial, seja mais salário, reconhecimento na carreira, benefícios sociais, flexibilidade..

Se identifica problemas de má ou não organização na sua empresa, implemente um plano de acção. Comece por identificar as áreas que precisam do tratamento, quais são as correcções a fazer, qual o tempo necessário para a implementação de medidas correctivas e o tempo de execução.

Precisa de resolver problemas de organização empresarial? Entre em Contacto.

Esta informação é importante! Partilhe informação útil!

Colocar email

Talvez também goste de...

1 Resposta

  1. Simulador diz:

    Por favor, como podemos entrar em contato com o departamento financeiro da empresa?

Tire as suas dúvidas e partilhe nas redes sociais.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE