Como criar Valor nas Empresas

O objectivo final de qualquer empresa é criar valor, acontece que nas pequenas e médias empresas as tarefas principais estão concentradas num número reduzido de pessoas, normalmente nos sócios, gerentes e administradores, essa operacionalidade consome demasiado tempo, desfocando os responsáveis do objectivo principal.

A empresa para criar valor tem necessariamente de resolver os seguintes problemas:

1- Eliminar a Falta de organização, já aqui foi referido como resolver a questão da não organização das empresas, que causa prejuízos, e um ano de prejuízo é um ano que a empresa perdeu valor, ou seja andou 365 dias a trabalhar para perder dinheiro.

2- Eliminar a Falta de produtividade das pessoas contratadas, as empresas tem de eliminar e fazer desaparecer os problemas causados por elementos que tem sempre o seu trabalho atrasado, desorganizado, perdido e que colocam toda a empresa a trabalhar em urgência e stress.

3- Eliminar e/ou reduzir Custos de actividades secundárias, são exemplos:

    • os custos ligados às comunicações fixas e móveis, normalmente com contratos de fidelização penalizadores para a empresa por não estar ajustado às necessidades, deverá ser revisto no mínimo anualmente, analisar as diversas opções que existem no mercado que se adequam mais à empresa;
    • nas empresas que possuem frota própria deve ser dada mais atenção à manutenção preventiva por esta ficar menos dispendiosa versus manutenção correctiva mais cara e com paragens de tempo elevados, as empresas deverão implementar um sistema de controlo revisões periódicas por cada viatura.
    • Seguros, material de escritório, combustíveis, deslocações e estadas, reduzir custos em publicidade com fornecedores mais competitivos,  redução de custos com higiene e limpeza como por exemplo usar detergentes concentrados que permitem grande redução de encargos. O que fazer para reduzir estes custos? Analisar as diversas opções que existem no mercado, solicitar orçamentos, efectuar acordos de fornecimento com descontos, e outros tipos de parcerias.

As empresas com estes problemas resolvidos têm uma redução nos gastos da empresa de 5%, 10%, 20% ou mais.

4- Reduzir exposição ao crédito bancário. Nos últimos anos as pequenas e médias empresas criaram alguma dependência do sector bancário, os bancos comerciais mudaram o método de abordagem às pequenas empresas através de juros baixos, e apresentação de portefólio alargado de soluções empresariais, quer por via de incentivos do estado com programas de crescimento através de linhas de crédito tipo PME Invest, contudo, já aqui foi abordado a questão dos empréstimos obtidos/crédito bancário que para além dos gastos financeiros podem ter um efeito negativo na rentabilidade do capital próprio das empresas, portanto deverá fazer parte da estratégia da empresa livrar-se da dívida.

5- Fidelizar clientes. Para fidelizar clientes a empresa tem de ter serviços/bens de qualidade que vão de encontro à necessidade do cliente,  incrementar um sistema de acompanhamento ao cliente no serviço pós-venda com a implementação do CRM, manter comunicação periódica que reforce o envolvimento do cliente com a empresa, superar a expectativa do cliente,  fazer diferente e melhor face à concorrência, apresentar novos produtos ao cliente, criar vínculos sustentáveis.  O objectivo é o cliente olhar para a empresa como um parceiro de negócio imprescindível.

Para CRIAR VALOR, a estratégia da empresa deverá passar obrigatoriamente por ter organização, produtividade,  reduzir/eliminar custos de sectores secundários, e fidelizar clientes.

Colocar email

Talvez também goste de...

2 Respostas

  1. Por favor, como podemos entrar em contato com o departamento de vendas da empresa?

Tire as suas dúvidas e partilhe nas redes sociais.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE