Rácios para ser PME Líder

Muitas pequenas e médias empresas ambicionam o estatuto de PME Líder, que é uma atribuição feita pelo IAPMEI anualmente. São inúmeras  as vantagens auferidas pelas PME Líder, principalmente o grau de notoriedade que é distinguido nas entidades bancárias, que permite acesso a financiamentos e outros produtos financeiros em condições especiais. Para ter o estatuto de PME Líder é necessário preencher determinados requisitos, saiba quais…

Rácio de Autonomia Financeira Mínimo

O rácio de autonomia financeiro é um requisito obrigatório, esta razão de Capital Próprio/Activo Total, é o indicador do grau de dependência da empresa de capitais alheios. Deve ser uma preocupação do gestor manter um grau aceitável de autonomia financeira, e/ou aumentar a sua autonomia. Considera-se uma autonomia aceitável acima de 33%, ou seja ⅓ do capital envolvido na empresa é capital próprio.

Para ser PME Líder é necessário que a estrutura de capitais da empresa apresente um rácio de autonomia financeira de pelo menos 20%. A realidade que conhecemos na economia nacional é que mesmo sendo uma exigência baixa (20%), grande quantidade de pequenas e médias empresas não possuem este grau de autonomia.

Como melhorar o rácio?

Para melhorar o rácio de autonomia financeira é necessário aumentar os valores dos capitais próprios da empresa, desta forma é necessário aumentar o capital social da empresa via entrada de capital dos sócios/accionistas, aumento das reservas via não distribuição dos lucros/dividendos aos sócios/accionistas, e com estratégias de aumento dos lucros.

Uma outra estratégia que pode ser utilizada pelos gestores para aumento de autonomia financeira é diminuição de activos que estão a ser financiados com capitais alheios. Esta estratégia é possível em empresas que recorrem a capitais alheios (empréstimos bancários, leasings)  para financiamento de activos em que estes podem facilmente ser substituídos com recurso a contratos de aluguer de equipamento, desta forma diminui o denominador activo total.

Quais são os outros requisitos para ser PME Líder?

Além de uma autonomia financeira de pelo menos 20%, as pequenas e médias empresas candidatas a PME Líder terão de:

    • perante a autoridade tributária e segurança social terem a situação regularizada, ou seja, não terem dívidas;
    • nos últimos 3 exercícios económicos terem apresentado resultados positivos;
    • o volume de negócios terá de ser superior a 500.000€ e possuir mais de 5 trabalhadores.

Partilhe informação nas redes sociais.

Colocar email

Talvez também goste de...

1 Resposta

Tire as suas dúvidas e partilhe nas redes sociais.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE