2 objectivos de GESTÃO

O gestor de forma a garantir a continuidade e crescimento da empresa deverá focar-se essencialmente em 2 objectivos. 

O primeiro grande objectivo de gestão é aumento da receita, o segundo é a diminuição da despesa. O Gestor que viva despreocupado com estes 2 objectivos está a condenar a continuidade do negócio / empresa. 

Em mercados e economias em dificuldades, aumentar a receita tem de passar principalmente numa primeira fase por uma análise à receita existente:

  1. saber quais são os produtos principais ou serviços que garantem as vendas e acrescentam valor;
  2. quais são os níveis de rentabilidade individualizados por produtos ou serviços.

Objectivo de Gestão – Aumentar a Receita

Algumas empresas canalizam os principais recursos em produtos ou serviços que não estão ao nível mínimo de rentabilidade para a continuidade da empresa, este é um trabalho que tem de ser feito e para isso as empresas recorrem a técnicos especializados para identificar e apresentar a solução para o problema.

Depois de identificar os produtos e serviços rentáveis:

    • focar os recursos nos produtos ou serviços que se encontram acima do padrão de rentabilidade mínima aceitável;
    • descontinuar os produtos ou serviços que estão a afectar negativamente a rentabilidade da empresa;
    • aumentar o número de clientes, deverá ser analisado também qual o custo de conseguir um novo cliente, e qual o retorno espectável desse novo cliente;
    • aumentar o valor médio de facturação por cliente, este é um ponto essencial porque traz menos custos às empresas, e é uma grande vantagem porque existe à priori informação sobre quais são os clientes com interesse para a empresa, em aumentar a oferta de produtos ou serviços.

Objectivo de gestão – Diminuição de custos

a questão dos custos incorridos nas empresas deve ser encarada de uma forma tão importante quanto o aumento das vendas. Na maior parte das empresas, o empresário passa mais tempo preocupado com o aumento das receitas e esquece que uma má gestão de recursos e custos não controlados pode colocar uma empresa  na falência.

Eliminar Custos Estúpidos

É frequente encontrar nas empresas os chamados custos estúpidos, este é um termo que utilizo quando encontro nas empresas custos relacionados com coimas, multas, custos relacionados com contratos descontextualizados com a realidade da empresa, e FSE não controlados. Para eliminar estes custos estúpidos aconselho a ler o artigo Como implementar sistema de organização na empresa.

Reduzir custos de financiamentos,

os gestores devem preocupar-se em renegociar as condições e custos de financiamentos com os bancos.

Há uma forte exposição ao crédito por parte das empresas portuguesas e na maioria é prejudicial para o seu desempenho, como já foi abordado no artigo a armadilha do recurso ao crédito nas empresas.

Caso tenha dificuldade em fazer o levantamento de informação, corrigir custos ou aumentar rentabilidade na sua empresa, solicite orçamento online.

Partilhe informação útil.

Receba novos Artigos no seu email

Colocar email

1 Response

Tire as suas dúvidas e partilhe nas redes sociais.