A reforma do IRS alterou a regra à declaração de IRS para os contribuintes casados e unidos de facto. Os rendimentos passam a ser considerados separadamente por regra.
É fundamental perceber os detalhes deste novo procedimento e as vantagens desta alteração à lei.
Quais sãos as alterações ao IRS de Casados e unidos de facto?
O objectivo desta alteração é colocar os contribuintes em igualdade, uniformizar os procedimentos para casados e unidos de facto, e permitir aos contribuintes a opção mais vantajosa.
A regra
os casados e unidos de facto são tributados separadamente
as despesas são divididas entre os dois sujeitos passivos
os limites das deduções à colecta são reduzidos para metade
A opção
podem optar pela tributação conjunta
têm de assinalar essa intenção na declaração do IRS (rosto da modelo 3, quadro 5)
é exercida no momento da entrega do IRS e não tem período de permanência
Quais são as Vantagens de tributação separada?
As vantagens para os contribuintes casados e unidos de facto que entregam a declaração de IRS em separado terão de ser analisados caso a caso, mas importa reter que:
o rendimento dos sujeitos passivo A e B não é igual (ou raramente é igual)
com rendimentos diferentes, o IRS retido na fonte ao longo do ano também não é igual
rendimentos diferentes pode originar enquadramento de escalão diferente
entregar separadamente ou em conjunto pode dar reembolsos ou pagamentos diferentes
Casados com rendimentos categoria A e B, F e E
Os sujeitos passivos casados ou unidos de facto que pretendam entregar a declaração de IRS em separado e que tenham rendimentos de categoria diferentes, devem atempadamente simular na primeira fase para a categoria A pois só na 2ª fase de entrega das declarações é possível enviar a declaração com rendimentos categoria B, E e categoria F.
Reembolso de IRS
Quando haja lugar a reembolso de IRS para casados ou unidos de facto, e entrega separada da declaração de IRS com categorias diferentes, o reembolso respeita o prazo a contar da data de envio da declaração da 2ª fase.
Englobamento de IRS
Quando optem pelo englobamento de rendimentos em declaração conjunta, os rendimentos sujeitos a englobamento tem de ser considerados dos dois sujeitos passivos.
Partilhe esta informação útil para os amigos e familiares.
E Poupe mais no IRS!
Boa tarde, já entreguei a declaração irs em conjunto, contudo agora verifiquei que em separado é mais vantajosa, posso substituir a declaração já entregue por duas em separado?
obrigado
Boa noite. Sim até 30 de Abril.
Boa tarde,
E se esta alteração for feita no fora do prazo, durante o mês de Maio? Para além além da multa de entrega fora do prazo, haverá lugar a coima?
Obrigado
Bom dia, sim, coima e custas de fora de prazo.
boa tarde, sou casada, ambos com rendimentos da categoria A, no entanto eu tenho valores a declarar na categoria F (posso ou não optar pelo englobamento de valores certo?) Posso fazer declaração separada, sendo que o meu marido entrega nesta 1.ª fase? e eu apenas na 2.ª? ou fazemos ou 2 na segundo com valores separados? E o valor das depesas da descendente colocamos nos 2? o mesmo valor? ou declara apenas 1? Precisava de um simulador fiavel, porque das várias simulações dá-me valores completamente diferentes…. Obrigada
Boa tarde. Rendimentos de categoria F entrega IRS em Maio. Se pretender em conjunto entregam ambos em Maio, se separado os rendimentos de cat A em Abril e o sujeito passivo que tem A e F em Maio. Entrega em separado as despesas de dependentes podem ser considerados onde é mais benéfico.
Obrigada pela informação! Mas despesas de educação podem ser divididas pelos 2, sendo metade dos gastos para cada um? Atentamente
Boa noite. Sim pode fazer dessa forma.