Gestão de Tesouraria em Excel

O Excel é a ferramenta de trabalho mais conhecida nas empresas. A sua facilidade de utilização, a inserção de dados e  a recolha de informação definida pelo utilizador,  torna a folha de cálculo a ferramenta ideal para o apoio à gestão da empresa.

Uma das áreas mais importante nas empresas é a gestão financeira. A necessidade constante de os gestores terem informação real e em tempo oportuno fazem do Excel uma ferramenta imprescindível para uma boa gestão de fluxos financeiros da empresa.

Gestão de Pagamentos

Um ficheiro que qualquer gestor deverá utilizar diariamente. De forma fácil o gestor cria o fluxo de pagamentos específicos da empresa. Os exemplos dos tipos de pagamentos mais comuns nas empresas são: pagamentos a fornecedores, pessoal, estado, . Esta  informação deverá ser inserida de forma individual, para posteriormente agrupar por tipo de pagamento. O plano de pagamentos deverá dar informação com projecções periódicas, pode ser diária, semanal, mensal, trimestral e anual.

Gestão de Recebimentos

É o ficheiro de controlo e previsão do dinheiro que entra em caixa, permite de uma forma rápida obter o prazo médio de recebimentos, alertas de atrasos nas cobranças, e ajuda a implementar medidas de recuperação de créditos. Deverá ter também projecções periódicas.

Gestão de Tesouraria

Conjugando a gestão de pagamentos com a gestão de recebimentos, temos um ficheiro de Gestão de Tesouraria para o responsável financeiro tomar decisões. O objectivo principal é existir um equilíbrio entre as contas a pagar e as contas a receber, por forma a garantir o cumprimento das obrigações financeiras da empresa.

Uma vantagem evidente na utilização do Excel na gestão de empresas é o seu grau de flexibilização, facilmente se acresce uma coluna ou uma linha para solucionar o aparecimento de um novo item.

Evite um erro bastante comum nas pequenas e médias empresas, que é fazerem grandes investimentos em aplicações complexas que facilmente ficam obsoletas devido à constante evolução do sector tecnológico.

Quando isto acontece as empresas ficam numa situação ambígua, porque fizeram um grande investimento numa aplicação que rapidamente ficou obsoleta, e criaram dentro da empresa uma aversão à mudança devido a um investimento avultado que não querem abandonar.

Antes de qualquer investimento em aplicações informáticas, o gestor deverá ter em conta o binómio custo – beneficio.

Para adquirir a aplicação de Gestão de Tesouraria em Excel, faça o pedido através do menu pedido de orçamento.

Poderá lhe interessar também a aplicação em Excel para Cálculo do valor de Férias a receber.

Colocar email

Talvez também goste de...

2 Respostas

  1. Bem vindo João Carlos Coelho ao http://multigestao.com. A gestão de tesouraria em excel é desenvolvida em função da necessidade de informação que o cliente precisa. No sentido de lhe apresentar um orçamento, sugiro-lhe que através do formulário de contacto mencione qual o tipo da sua empresa (se é comercial, industrial, ou prestadora de serviços), qual complexidade do negócio, e volume de negócios anual.

  2. João Carlos Coelho diz:

    Gostaria de conhecer o preço por forma a comparar c/ outros programas de gestão no mercado.

Tire as suas dúvidas e partilhe nas redes sociais.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE