Financiamentos de Curto Prazo Factoring Letras e Livranças

Factoring, Letras e Livranças como financiamentos de curto prazo. custo efectivo praticado pelas entidades bancárias é extremamente importante para a diferenciação de financiamentos. Neste artigo é feita uma explicação do que é, e qual o custo associado aos financiamentos de curtíssimo prazo.

Antes de avançar para a explicação, é importante reter que o recurso ao crédito nas empresas pode ter um impacto positivo ou um negativo na rentabilidade dos capitais próprios, desta forma é necessário os gestores verificarem se não se trata da A armadilha do recurso ao Crédito nas Empresas. 

  • Factoring

É uma actividade desenvolvida por entidades bancárias (Factor) na tomada de créditos que fornecedores (Aderentes) tem sobre os seus clientes (Devedores).

O principal objectivo é o apoio à gestão de tesouraria das empresas através da conversão de créditos (facturas emitidas a clientes) em liquidez imediata. O emitente das facturas entrega-as ao banco que por sua vez adianta imediatamente uma percentagem que varia entre 70% a 90% do valor total das facturas.

O banco além de ficar um parte do valor cativo, cobra um juro e comissões sobre a operação de financiamento.

As taxas de juro variam entre 4%-7%, e comissões fixas/variáveis por operação, podendo os custos efectivos associados a este tipo de financiamento rondar entre os 6% a 19%.

Este tipo de financiamento de curtíssimo prazo obedece a alguns formalismos, nomeadamente um contrato entre o aderente e o factor, e consentimento do devedor.

Os bancos apresentam taxas de juro consideradas aceitáveis, mas as comissões bancárias encarecem o financiamento via Factoring, além de existir o valor que não é adiantado.

  • Letras e Livranças são títulos de crédito, ou seja, são documentos que representam o crédito que alguém tem sobre outrem.
  • A Letra

É um título à ordem em que intervêm 3 figuras, o sacador que é o emitente do título, o sacado que é o banco, e o tomador o credor da dívida.

O saque da letra é quando o sacador dá ordem de pagamento ao sacado o pagamento do valor inscrito na letra, ao tomador.

As taxas de juro variam entre 7%-12%, e acrescem comissões fixas/variáveis por operação, podendo os custos efectivos associados a este tipo de financiamento rondar entre os 7% a 25%.

  • A Livrança

É um título à ordem, para qual uma pessoa ou empresa se compromete a pagar a outra determinada quantia numa data certa.

As taxas de juro variam entre 7%-15%, e comissões fixas/variáveis por operação, podendo os custos efectivos associados a este tipo de financiamento rondar entre os 7% a 40%. Sim é um financiamento de curto prazo bastante caro.

Antes de decidir o tipo de financiamento saiba Como escolher o banco para a Empresa, e tome a melhor decisão. 

Partilhe informação útil!

Talvez também goste de...

5 Respostas

  1. Fernando Manuel da Cunha Costa diz:

    Bom dia.

    Necessito de crédito através de letra. O que é necessário fazer?
    Crédito no valor aproximado dos 5000€ .

    Aguardo resposta vossa.

    Cumprimentos,

    Fernando Costa

Tire as suas dúvidas e partilhe nas redes sociais.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE