Última actualização em 27 Dezembro, 2019 by Carlos Pais
A criação de uma empresa
é uma decisão muito importante na vida do empreendedor, por isso antes de avançar devem ser avaliados vários itens que servirão para ajudar este novo projecto de Criar uma Empresa.
O empreendedor deverá ter em mente a ideia concreta do tipo de negócio que pretende iniciar e saber exactamente qual o tipo empresa, se é empresa de prestação de serviços, empresa de compra e venda de produtos já manufacturados, empresa industrial ou de fabrico.
Levantamento de informações e estudo sobre o negócio:
- Decidir sobre a localização;
- Definir o MERCADO ALVO e suas características;
- Aspectos LEGAIS e de licenciamentos, do sector e a nível municipal;
- Levantamento das necessidades de FINANCIAMENTO do negócio;
- Levantamento de informação sobre apoio Comércio Investe ou Apoios a Fundo perdido para Empresas;
- Elaboração e preparação do PLANO de Negócios.
Depois de identificados e documentados os meios e recursos necessários, o próximo passo é a formalização da CRIAÇÃO DA EMPRESA.
A formalização da empresa,
pode ser feita nos centros de formalização de empresas (CFE), através do conceito de empresa na hora, é um processo fácil e onde podem ser esclarecidas algumas dúvidas por técnicos especializados.
A grande vantagem de criar uma empresa nos CFE através da empresa na hora, é que é bastante rápido, cerca de 1 hora. No mesmo espaço estão as entidades oficiais, segurança social, finanças, ministério da justiça, e ministério da economia e da inovação.
O empreendedor tem ao dispor 2 tipos de pactos sociais,
apenas tem de escolher o que se lhe apresenta mais indicado, é lhe atribuído o número de contribuinte da empresa, número da segurança social, e código de certidão permanente da empresa válida por 3 meses, este processo tem um custo de cerca de 360 euros. Deverá também mencionar um técnico oficial de contas no momento da constituição da sociedade.
Depois da criação da empresa,
tem 5 dias para o depósito do capital social na conta bancária da empresa, e 15 dias para dar início de actividade da empresa.