Última actualização em 23 Maio, 2022 by Carlos Pais
Crédito nas empresas
É muito frequente em pequenas e médias empresas o recurso ao crédito bancário, seja por via de empréstimos mútuos, Factoring, Cartões de Crédito, Livranças, Letras, descoberto bancários, conta gestão de cheques datados, Crédito Consolidado.
A gestão de uma empresa não pode ser de decisões irreflectidas, mas em relação ao financiamento na banca, na maior parte das vezes É!
Isto acontece por dificuldades de tesouraria, má gestão de recursos financeiros, falta de equilíbrio na gestão de tesouraria, ou falta de rentabilidade económica, ou seja, as empresas não ganham dinheiro e o recurso a financiamento bancário para continuar com a actividade acaba por ser uma fuga para a frente com resultados desastrosos!
Se é empresário pense sobre isto antes de recorrer ao crédito bancário:
-
-
Qual é o negócio da banca?
-
Como a banca cria lucro?
-
Agora pense em si, e na sua empresa:
-
- A sua empresa ganha dinheiro como?
- Não sabe a qual é a rentabilidade económica da sua empresa? Então pare! Antes de avançar para recursos de financiamentos externos, resolva esta questão: Saiba exactamente onde a sua empresa perde dinheiro, e onde pode ganhar. Faça o pedido de orçamento para consultoria económica.
O recurso ao crédito nas actividades empresariais deve exclusivamente servir para a empresa ganhar com o efeito da alavancagem!
O Que é a alavancagem financeira?
O efeito positivo da alavancagem é quando a empresa ganha com o recurso ao crédito, mas só é possível quando a rentabilidade dos capitais é superior ao custo de financiamento. Caso contrário o processo de alavancagem funciona negativamente, acelerando o processo deterioração do estado financeiro da empresa.
Quando a empresa se financia na Banca
Efeito positivo do recurso a financiamentos bancários (rentabilidade dos capitais é superior ao custo de financiamento)
Rentabilidade dos Capitais 12% ao ano,
Custo do financiamento bancário 9%
A empresa aumenta a rentabilidade dos capitais próprios com o recurso ao crédito.
Efeito Negativo do recurso a financiamentos bancários (rentabilidade dos capitais é inferior ao custo de financiamento)
Rentabilidade dos Capitais 5% ao ano
Custo do financiamento bancário 9%
A empresa prejudica a rentabilidade dos capitais próprios com o recurso ao crédito, que se transforma num destruidor de capital, até ao limite da absorver toda a liquidez.
Conclusão: Nas hipóteses apresentadas, temos duas empresas que têm lucro, com rentabilidade dos capitais próprios bastante satisfatória, no entanto, no primeiro caso o recurso ao crédito bancário é benéfico e no segundo é prejudicial.
É muito importante o conhecimento da rentabilidade dos capitais próprios e o custo de financiamento bancário, antes da decisão de recurso ao crédito.
Partilhe a informação sobre a armadilha do crédito nas redes sociais.
Pode colocar a sua questão em https://multigestao.com/contacto/ . Obrigado.
Por favor, como podemos entrar em contato com o departamento financeiro da empresa?