4 pontos fortes para gerir uma empresa.

O tecido empresarial português é constituído por um grande número de pequenas empresas, que maioritariamente tiveram origem no saber fazer do proprietário. É necessário haver a percepção por parte do tecido empresarial que é fundamental definir estratégias de crescimento sustentável na organização para a sua sobrevivência.

O principal papel do gestor é gerir de uma forma harmoniosa os recursos disponíveis, definir estratégias e analisar resultados, gerir/controlar os fluxos financeiros da empresa, e envolver de forma harmoniosa os recursos humanos disponíveis.

Apresento 4 pontos fortes para gerir uma empresa que o gestor não deve perder o foco.

1 – Definir Estratégias e Controlar Resultados

É deveras importante ter uma estratégia bem definida, clara, com objectivos devidamente quantificados e prazos para a sua execução, é imprescindível o acompanhamento periódico aos resultados obtidos, só assim é possível criar um estado de evolução dentro das empresas.

Acontece muitas vezes nas empresas a estratégia ser só assunto da gestão de topo, do meu ponto de vista a estratégia deve ser comunicada a toda a estrutura hierárquica embora a forma de o fazer possa ser diferente. É essencial existir uma boa comunicação dentro das organizações.

2 – Acompanhamento constante de Fluxos Financeiros

De que vale ter uma empresa /organização devidamente preparada para obter resultado se depois os fluxos financeiros não são correctamente controlados, isto acontece muitas vezes nas empresa, e para evitar dissabores deverá existir um ou vários responsáveis por garantir uma boa gestão financeira, evitando desequilíbrios perigosos que podem levar uma empresa à insolvência, existem dados que indicam que as insolvências ocorrem porque ouve má gestão de fluxos financeiros, e raramente porque as empresas são economicamente inviáveis, portanto é uma área na empresa extremamente importante. Artigos Relacionados: Gestão de Tesouraria em Excel e Gestão de Pagamentos em Excel.

3 – Boa Gestão de Pessoas

Uma empresa é constituída por pessoas e por isso devem ser tratadas como tal. O Gestor de empresas espera dos seus colaborados o máximo de rentabilidade e para isso tem de criar um ambiente profissional e saudável com as condições necessárias para que as pessoas se sintam envolvidas no projecto/estratégia da empresa, motivadas, e compensadas pelo seu esforço e trabalho.

4 – Boa Gestão de Recursos

Os recursos disponíveis na empresa devem ser geridos de forma a ter o maior retorno possível, a optimização de recursos vai permitir às empresas óptimos índices de eficiência. O Gestor deve reflectir sobre a estrutura produtiva existente e analisar a possibilidade de anular/corrigir gastos desnecessários, é muito frequente nas pequenas empresas ocorrerem pequenos gastos mensais desnecessários que no final do exercício acabam por ter uma representação significativa na estrutura de custos, um caso típico são: contratação de comunicações caras ou desajustadas com a necessidade da empresa, entre outros facilmente inumeráveis e abordados  no artigo  como criar valor nas empresas.

Partilhe informação útil !

Colocar email

Talvez também goste de...

Tire as suas dúvidas e partilhe nas redes sociais.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE